top of page
Projeto Feira Livre

 

Acompanhar o trabalho dos feirantes, responsáveis por oferecer em feiras livres, parte dos alimentos que vão à nossa mesa, foi uma agradável experiência fotográfica. Um trabalho dedicado a essas pessoas que madrugam, numa tradição de anos, mas que está, aos poucos se reduzindo, com a chegada dos ``Sacolões``.

Uma visão artística deste mundo que passa despercebido para a maioria das pessoas.

Valorizar através deste ensaio fotográfico estas pessoas que, de alguma forma abastecem nossas mesas e nos alimentam com produtos naturais e são escolhidos diretamente no produtor.

A seleção dos produtos, exposição da mercadoria nas bancas e venda. Mostrar também o público consumidor e os frequentadores que mantém viva esta tradição de comprar nas feiras livres.

A montagem das barracas, o jeito intimista de tratar a clientela. Uma proximidade entre cliente e feirante.

Acompanhamos em vários dias, horários e locais diferentes de feira.

Cada região da cidade, onde acontece as feiras em dias específicos, habitualmente atrai moradores que residem mais próximos.

Percebe-se pela frequência e alguns se destacam pela forma de se vestir e os produtos que geralmente consomem.

Um momento onde as pessoas estão mais à vontade, mais dispostas a passear, conversar, encontrar os amigos.

O relacionamento entre clientela e feirante chega a ser bastante pessoal. Os clientes mais antigos são chamados pelo próprio nome.

A escolha dos produtos e como eles são expostos na banca, e a bacia, utilizada como medida, e o preço relacionado ao tamanho da bacia.

Atualmente, encontramos várias gerações circulando pela feira. Desde jovens casais, que se misturam com senhoras de mais idade e pais com filhos, saboreando o tradicional pastel de feira.

 

 

 

bottom of page